BANCO DA AMAZÔNIA ANUNCIA INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA COP-28 EM DUBAI

Na 28ª Conferência das Partes (COP-28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), realizada em Dubai, os holofotes globais se voltam para estratégias cruciais na luta contra as mudanças climáticas. O Banco da Amazônia, reconhecido por seu compromisso com a sustentabilidade, marca presença no evento, onde lideranças mundiais se reúnem para alinhar esforços em prol do meio ambiente.

No âmbito do Consórcio da Amazônia Legal, o destaque é o lançamento do HUB da Amazônia, um espaço inovador composto por duas salas de reunião, lounge e um auditório com painéis temáticos, todos acessíveis por transmissão online. O presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, o diretor de Controle e Risco, Fábio Maeda, e o gerente executivo de Estratégia de Negócio (GENEG), Misael Moreno, representam a instituição neste evento.

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, houve o lançamento em Dubai de um Fundo Verde dedicado à Emissão de Títulos Verdes. Essa iniciativa visa captar recursos destinados à conservação e recuperação de áreas na Amazônia, desempenhando um papel crucial na sustentabilidade das atividades produtivas regionais.

O Banco da Amazônia está focado em alinhar captação de recursos com a preservação da floresta. O presidente Luiz Lessa destaca a importância desse novo modelo de negócio, enfatizando que essa abordagem não apenas financia a conservação e recuperação da floresta, mas também impulsiona a atuação robusta do Banco na região.

Além do lançamento do Fundo Verde, o Banco da Amazônia organizou dois painéis durante a COP-28. O primeiro abordou títulos sustentáveis como alternativa de financiamento para a preservação, enquanto o segundo, que será realizado no próximo dia 05, discutirá o papel do microcrédito no desenvolvimento sustentável.

A agenda do Banco durante o evento incluiu hoje a assinatura do instrumento de governança da Coalizão no Espaço do BID. Amanhã, dia 02, haverá reuniões bilaterais focadas em estratégias para uma Amazônia sem pobreza e sustentável.

O HUB da Amazônia, iniciativa consolidada desde 2021, destaca-se como um ponto central nas discussões climáticas, reunindo representantes das partes signatárias da UNFCCC. O Banco da Amazônia participará ativamente, concentrando-se em temas cruciais, como Economia Verde, Bioeconomia, Pecuária Sustentável, Emissão de Títulos Sustentáveis e Mercado de Carbono, contribuindo assim para resultados concretos na agenda climática global.

O Banco da Amazônia reforça seu compromisso com a preservação ambiental e busca soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região amazônica e além. A presença ativa na COP-28 reflete o papel fundamental da instituição na promoção de práticas financeiras responsáveis em prol de um futuro ambientalmente equilibrado.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday