Nos últimos anos houve um crescimento relevante no número de fintechs no Brasil. Para deixar claro, o termo fintech representa a união de duas palavras: Financial (financeiro) e Technology (Tecnologia).
Diante desta definição você já começa a perceber o que internet banking tem a ver com isso.
Fintechs são empresas apoiadas em tecnologia, ainda bem menores que as instituições financeiras tradicionais como bancos, e que focam em desburocratizar rotinas e processos. Além disso, oferecem uma gama de serviços funcionais, eficientes e mais baratos para os clientes, como transferências online, aplicações em investimentos e outros tantos.
Este crescimento e tendência possibilitou um acesso mais amplo de toda a população brasileira à serviços bancários online, o famoso Internet Banking.
Embora já existente há alguns anos em bancos tradicionais, o surgimento das fintechs fez com que os grandes players do setor também se movimentassem para ofertarem uma solução online mais simples e fácil de usar.
O internet banking, ao longo dos anos, tem ficado mais poderoso e presente no nosso cotidiano.
Quais as vantagens do Internet Banking?
Antes de tudo, para poder desfrutar das vantagens do Internet Banking é necessário ter alguns pré-requisitos básicos.
Uma conexão à internet, seja por cabo, wifi ou dados móveis; e um dispositivo – computador ou smartphone – para acessar a página do seu banco.
Cumpridos esses requezitos, você poderá fazer transações, investimentos, pagamentos e tudo o que faria na “boca do caixa” no conforto do seu lar.
É importante tomar algumas medidas preventivas como acessar a internet somente em redes confiáveis, lembrar de fazer logout depois de todo acesso à sua conta online, e desconsiderar emails que pedem detalhes da sua conta e senhas pessoais. Bancos não fazem isto dessa forma.
Acessar uma conta bancária on-line é seguro. Entretanto, é preciso tomar cuidados para inserir os dados corretos e evitar danos posteriores.
Muitas medidas já são tomadas para assegurar a integridade de uma conta online, como:
- sites criptografados;
- logouts temporizados;
- diversos processos de autenticação;
Após as questões de segurança, partimos agora para as vantagens reais do Internet Banking.
Conveniência
Pelo Internet Banking é possível processar transações a qualquer momento do dia. Ou seja, não é necessário tirar uma parte do seu dia para ir à um banco, enfrentar filas, estresse e diversas burocracias para fazer o que é necessário.
Velocidade de acesso e processamento das informações
O processamento feito em bancos online é praticamente instantâneo. É um recurso bastante eficaz para momentos de necessidade de dinheiro e fundos para uma urgência ou até mesmo para aproveitar uma promoção relâmpago e fazer uma compra rápida.
Gerenciamento de Conta
Há bancos em que é possível escolher e vincular as informações da sua conta a aplicativos e softwares de gestão de gastos. É um recurso que permite um maior controle financeiro para manter os pés no chão quando o assunto for dinheiro.
Outra vantagem é que é possível ter essa informação sempre na palma da mão, no momento em que for necessário. Em linhas gerais, as vantagens se resumem a:
- Acesso à conta e serviço 24/7
- Velocidade e eficiência
- Pagamento de fatura on-line
- Despesas gerais baixas podem significar taxas baixas
Mas agora eis a questão. Com todas essas vantagens e benefícios, qual será o futuro das agências físicas?
Internet banking e o futuro das agências físicas
No fim de 2018, uma das fintechs que atuam no Brasil realizou um evento minimamente curioso. O anúncio era da “aposentadoria” das famosas portas giratórias de banco.
À partir daquele momento, estava decretado que este tipo de porta faria parte do acervo de um museu. Ou seja, agências físicas fariam parte do passado.
Mesmo que as gerações mais jovens, já inseridas e familiarizadas com a internet e o crescimento da tecnologia, tenham nas fintechs uma solução, as mesmas ainda não competem com os bancos tradicionais quando o assunto é serviço e atendimento aos clientes premium.
Por isso, é provável que as agências físicas e todo o “pacote premium” para este perfil de clientes perdure por um tempo ainda.
Enquanto as fintechs apresentam serviços práticos, rápidos e de fácil usabilidade, os bancos tradicionais se esforçam para otimizarem seus sistemas online mas ainda têm larga vantagem quando o assunto envolve contas e clientes com grande aporte financeiro.
E mesmo com toda a praticidade, benefícios e vantagens, o internet banking também alguns aspectos inconvenientes. Confira:
- questões tecnológicas;
- falhas de segurança
- Pouca eficiência em transações de alta complexidade;
- Pouca relação com H2H (pessoa para pessoa);
- Inconveniência para realizar depósitos;
Em caso de queda de energia ou quebra de servidores, o acesso à conta online é impossibilitado.
Interações humanas inda valem
Embora muitos bancos on-line já estejam consolidados, há momentos em que há um certo desconforto com a falta de uma presença humana. Principalmente quando envolvem grandes montantes de dinheiro.
Bancos online fazem transferências de dinheiro entre contas ou pagam contas. Sem uma presença no mundo real, a maioria dos bancos online não podem sequer oferecer os serviços de um notário público, o que exige uma visita pessoal e é necessário para as transações financeiras mais robustas, como a compra de uma casa ou outro tipo de financiamento.
Embora ainda não sejam perfeitos, o Internet Banking é um recurso que já faz e cada vez mais vai fazer parte do dia a dia das pessoas.
Projeções para o futuro das agências
Seja pela sua praticidade, agilidade e todas as vantagens que já apontamos acima. Ainda há diversos pontos para evoluir – que já estão sendo aprimorados – e a tendência é que se tornem 100% presentes.
Enquanto isso, as agências físicas também permanecem, afinal, oferecem outros produtos, serviços e benefícios para clientes premium que o internet banking não consegue oferecer.
Vivemos em uma era de transição, em que o mundo digital e analógico ainda convive. Resta saber quando ou se de fato, um será 100% soberano sobre o outro.