Atletas patrocinadas pelo Basa vão disputar o mundial em Dubai

Sete atletas do time de basquete All Star Rodas, de Belém-PA, foram escolhidos pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) para participar do mundial feminino de basquete, no mês de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Cintia Carvalho, Perla dos Santos, Cleonete Reais, Ivanilde Candida, Adrienne Souza, Debora Costa e Vileide Brito foram as atletas convocadas para compor a Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeiras de rodas. Vileide Brito de Almeida, 30 anos, conhecida como Vivi, é uma das convocadas. Ela treina há 15 anos no All Star Rodas, para ela este é um sonho realizado. \”É sempre um motivo de orgulho e satisfação poder estar representando nosso estado e o nosso Brasil. Estamos bem confiantes para mais essa competição, nos preparando bastante para trazer os melhores resultados\”, afirmou a atleta.

De acordo com o técnico da equipe All Star Rodas, Wilson Caju, o campeonato mundial em cadeira de rodas acontece a cada dois anos e destaca os atletas de maiores rendimentos no esporte que vem ganhando mais adeptos a cada dia. Ele explica que o esporte adaptado é disputado por duas equipes com cinco jogadores cada. \”A partida é dividida em 4 quartos de 10 minutos, não são cobrados lances livres, as dimensões da quadra são reduzidas e existem apenas linhas de fundo e lateral\”, informa. 

Caju afirma que sempre focou, como técnico, em um trabalho visando colocar atletas de rendimento na seleção brasileira. \”Esse trabalho tem uma estrutura, uma filosofia, uma metodologia única. É um orgulho pro All Star, orgulho pro Pará, e pra todos que gostam de basquete em cadeira de rodas\”, exclama.

História: O basquetebol teve a sua versão em cadeira de rodas surgiu em 1944, em um hospital de reabilitação, na Inglaterra, no Reino Unido, após a Segunda Guerra Mundial, com o número crescente de pessoas nessa condição, o esporte era utilizado como parte essencial da reabilitação física, psicológica e social dos pacientes em recuperação. No Brasil o esporte chegou apenas no ano de 1958, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Já na capital paraense, o esporte adaptado chegou em 1994 através do Departamento de Educação Física do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday