3º Fórum Debate da ABDE: Seminário Região Norte destaca bioeconomia e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Realizado ontem (28), o 3º Fórum Debate: Seminário Região Norte – Fórum de Desenvolvimento 2023, organizado pela Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE), atraiu a atenção de especialistas e representantes de diversas instituições. O evento, sediado no auditório do Banco da Amazônia (Basa), teve como objetivo promover discussões estratégicas para impulsionar as agendas de sustentabilidade no Brasil.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e patrocínios do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o seminário apresentou o tema “Ecossistema Amazônia: Bioeconomia, Inovação e Agronegócio Sustentável”. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil) também esteve envolvido na iniciativa.

A ABDE aproveitou a ocasião para ampliar e regionalizar o debate sobre o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, lançado em 2022, e permitir a discussão de temas específicos das missões propostas no documento. Autoridades do Sistema Nacional de Fomento, representantes do Governo Federal e subnacionais, organismos internacionais, órgãos da sociedade civil e outros especialistas estiveram presentes, destacando a importância do evento.

O seminário em Belém foi dividido em quatro mesas de discussão, abordando tópicos como “Bioeconomia familiar: arranjos produtivos para uma economia sustentável e justa”, “O futuro do fomento à bioeconomia na Amazônia”, “Sustentabilidade no campo: a incorporação de novas técnicas de manejo rural” e “Inovação na Amazônia: tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”.

Cristiane Vaz, Secretária Executiva Interina da ABDE, expressou sua satisfação em realizar o fórum debate em parceria com o Banco da Amazônia, destacando-o como o principal evento do sistema nacional de fomento. Ela ressaltou a importância de trazer à discussão a bioeconomia da região Amazônica.

Durante o evento, Roberto Batista, diretor de Crédito do Banco da Amazônia, enfatizou a política de responsabilidade socioambiental da instituição na concessão de crédito para empreendimentos na Amazônia. Ele destacou o compromisso com a sustentabilidade e as metas de desenvolvimento, afirmando que a competência do Banco é refletida em todas as operações, tanto de crédito como do dia a dia, e se estende ao corpo funcional e à sociedade.

O ciclo de eventos preparatórios teve início com o seminário “Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis”, realizado em Curitiba (PR) em 27 de abril de 2023, seguido pelo webinar virtual “Financiamento climático para a descarbonização da economia” em 31 de maio de 2023. Após o evento em Belém, o ciclo será encerrado com um webinar virtual em julho de 2023, que abordará o tema “Trabalho e produtividade no futuro digital e sustentável”, com mesas de discussão sobre “Produtividade e digitalização das MPMEs” e “Empregos verdes: o trabalho na transição justa e inclusiva”.

Diversas personalidades estiveram presentes, incluindo o Secretário de Estado na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, Haroldo Machado Filho, Oficial de Parcerias e Financiamento da ONU no Brasil, Roberto Batista, diretor de Crédito do Banco da Amazônia, Ruth Mello, Presidente do Banpará, e Eduardo Sierra, Especialista sênior em mercados financeiros do BID.

O evento foi realizado presencialmente no Auditório Rio Amazonas (15º andar) do Banco da Amazônia, em Belém-PA, e contou com a participação de convidados. As mesas de discussão foram gravadas e serão divulgadas no canal @ABDEoficial do YouTube, ampliando ainda mais o alcance do conhecimento e dos debates sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday