O domingo (26/04) será de muita criatividade, arte e reflexão no Centro Cultural Banco da Amazônia. Como parte da programação educativa da exposição “Trajetórias – Arte Contemporânea Paraense”, promoveremos a Oficina de Desenho e Escrita: Representações Negras nas Artes, voltada para crianças a partir dos 7 anos.
A atividade é totalmente gratuita, começa às 10h e convida os pequenos a mergulharem no universo da arte como ferramenta de representatividade, pertencimento e antirracismo.
A arte como espaço de escuta e construção identitária
A oficina será ministrada pelo coordenador educativo da exposição, Emerson Caldas, e terá como ponto de partida a obra do artista paraense Maurício Igor, presente no acervo da mostra.
Segundo o colecionador Eduardo Vasconcelos, dono das obras expostas, o encontro será um marco para estimular a imaginação infantil a partir do acervo visual. “Os participantes serão acionados pelas questões centrais que perpassam o trabalho de Maurício, como o fortalecimento e afirmação da identidade negra no Brasil e, principalmente, na Amazônia”, explica.
Mais do que observar, as crianças serão convidadas a criar.
Iremos falar sobre a obra, sobre a representação e o antirracismo e, a partir disso, as crianças serão convidadas à criação de escritas e desenhos em diálogo com as discussões e questões acionadas durante a atividade, detalha Emerson Caldas.
Para a curadora da exposição, Vânia Leal, a atividade tira a arte da parede e a transforma em um encontro vivo com o público infantil.
A proposta educativa reforça o compromisso da curadoria com práticas que articulam arte e formação crítica, criando espaços onde crianças possam se reconhecer, se expressar e elaborar suas próprias narrativas, acrescenta.
Sobre a Exposição Trajetórias
A oficina integra a agenda da mostra “Trajetórias – Arte Contemporânea Paraense (1959-2026)”, que celebra os seis meses do Centro Cultural Banco da Amazônia. Reunindo mais de 130 artistas presentes na Coleção Eduardo Vasconcelos, a exposição evidencia a diversidade de linguagens que constituem a arte regional.
A realização desse primeiro edital vem para reafirmar o compromisso do Banco da Amazônia como um impulsionador da cultura, para reconhecer e valorizar ações artísticas e culturais regionais, bem como a diversidade cultural, étnica, social e territorial da Amazônia”, destaca Ruth Helena Lima, gerente de Marketing e Comunicação do Banco da Amazônia.
Como participar da Oficina
A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas a 20 crianças para garantir uma melhor experiência e acompanhamento pela equipe educativa.
- Data: 26 de abril (domingo)
- Horário: 10h
- Local: Centro Cultural Banco da Amazônia – Galeria 2 (1º andar) – Av. Presidente Vargas, 800 – Campina, Belém.
- Classificação: A partir dos 7 anos
- Inscrições: Gratuitas, através do link na Bio do nosso Instagram @bancoamazoniacultural
- Vagas: Limitadas a 20 participantes.
Garanta a vaga dos pequenos e venha passar um domingo enriquecedor no nosso Centro Cultural!
Traga a sua família e continue vivenciando a arte, a reflexão e a cultura da nossa região bem de perto!