Banco da Amazônia promove encontros estratégicos visando otimização dos recursos do FNO

A Gerência Executiva de Planejamento do Banco da Amazônia (GPLAN) está em  pleno andamento de uma série de reuniões estratégicas com um propósito crucial: definir diretrizes nítidas para a distribuição dos recursos designados ao Fomento – FNO, com previsão para o ano de 2024. Programadas para transcorrer entre os meses de agosto e setembro, essas reuniões têm como alvo principal maximizar a eficácia na utilização desses recursos.

Estes encontros representam um marco substancial na elaboração de estratégias voltadas a impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões, fomentando negócios promissores e estimulando a colaboração entre instituições engajadas no crescimento econômico e social dos estados.

No âmbito destas reuniões, um destaque particular é dado aos encontros técnicos de planejamento estadual, liderados pelos superintendentes do Banco da Amazônia na região norte. Estes encontros congregam representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, formando um ambiente de diálogo multifacetado.

As primeiras reuniões aconteceram nos estados de Roraima e Rondônia, nos dias 14 e 15 de agosto de 2023, respectivamente. O evento em Roraima foi muito prestigiado, contando com a forte participação de instituições e sociedade civil, e destacamos o representante da Fier, Vaneri Verri, o Superintendente do Sebrae, Emerson Carlos Baú, o Secretário de Planejamento do Estado de Roraima, Rafael Fraia, o Superintendente de Aquicultura e Pesca de Roraima,  Hilton Xavier de Araujo, o Presidente do IATER, Roberto Buss, o Superintendente do INCRA, Evangelista Soares Siqueira, e o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Roraima, Cassiano Flauzino, e além de diversas assistências técnicas tanto do segmento rural quanto do não rural.

No estado de Rondônia diversas autoridades participaram do evento, Avenilson Trindade – Secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Canísio Hartmann – Presidente do Sindicato das Empresas de Informática no Estado de Rondônia (SEPD), Carlindo Filho – Superintendente do Ministério da Agricultura e Pesca em Rondônia, Gervano Vicente – Coordenador Geral do escritório estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia (MDA), Calixto Rosa Neto (Embrapa), Luiz Maurício Leal (Senar-RO), Júlio Cezar Ramos (Corecon-Conselho Regional de Economia), Rosa Maria Silva (CRC-Conselho Regional de Contabilidade), Luciano Brandão (Emater), José Afonso (Fiero), Uiliame Ramos (OCB/RO), Enio Romerio Lima (MAPA), Carlos André Muller (Unir), Walter Lara (Arom), Amanda Rios (Sedam), Altair Schramm de Souza (Sicoob).

O cerne destes encontros reside na harmonização das iniciativas em debate, com o objetivo de compartilhar informações cruciais e fomentar discussões sobre as melhores práticas. O propósito principal é garantir um impacto positivo e duradouro na região por meio do fundo, trazendo benefícios tangíveis para as comunidades envolvidas.

Essas reuniões não apenas ilustram a abordagem transparente adotada na administração dos recursos, mas também enfatizam a natureza participativa do Banco da Amazônia. Essa abordagem revela-se essencial para assegurar que a alocação dos recursos em 2024 seja coesa e alinhada com os interesses das partes envolvidas.

No dia 17 de agosto, foi realizado no Amazonas com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Governo Federal e da SUDAM. O evento foi realizado no auditório Auton Furtado Júnior, no prédio da FIEAM, Manaus-AM. Estiveram presentes o presidente da AFEAM, Marcos Vinícius Castro; o Diretor da Fecomércio AM,  Jair Fernandes;  a Diretora Superintendente do Sebrae, Ananda Carvalho e  representando o Banco da Amazônia o superintendente regional AM/RR, Esmar Prado. Além das entidades presentes, também estiveram marcando presença o Conselho regional de contabilidade, CRC AM, SENAR AM, SEBRAE, CETAM, SEPROR, CIAMA, CMA Consultoria dentre outras.

E no dia 25 de agosto de 2023, foi realizado no Estado do Acre, no auditório da Superintendência regional do Banco. Representantes de diversas entidades como SEBRAE, CONAB, INCRA, IDAF, EMBRAPA, FUNTAC, EMATER, UFAC, PROJETISTAS, Secretarias de Estado e da Assembleia Legislativa, inclusive o Deputado Eduardo Ribeiro, participaram do encontro.

As próximas reuniões estão agendadas para 30/08 em Macapá-AP e 11/09 em Palmas-TO, continuando a trajetória de diálogo e planejamento estratégico.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday