O Banco da Amazônia e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) estão juntas na luta contra as fraudes financeiras, como o golpe da falsa central, do falso advogado e muitos outros.
Na campanha com o Fábio Porchat, a instituição ensina a melhor resposta para qualquer tentativa de golpe: um “NÃAAAAO” bem alto.
Ver essa foto no Instagram
Fique de olho: como funciona o Golpe do Novo Número

O golpista age de forma muito convincente e conta com a sua confiança e a pressa. O passo a passo é quase sempre o mesmo:
- A abordagem: o criminoso consegue a foto de perfil de um parente ou amigo seu.
- A mensagem: ele manda uma mensagem de um número desconhecido, dizendo: “Oi! Mudei de número, meu celular quebrou. Salva meu novo contato aí.”
- O pedido: horas ou até um dia depois, quando você já salvou o “novo” número, ele volta a chamar, inventa uma emergência (“Preciso pagar um boleto urgente e meu app do banco não funciona nesse celular novo”) e pede uma transferência via Pix.
- O golpe: se a transferência é feita, o dinheiro vai direto para o golpista.
Como se proteger? A regra é desconfiar e verificar
A prevenção contra esse golpe é simples e depende de uma única coisa: calma e verificação.
Recebeu uma mensagem sobre troca de número? Nunca faça a transferência imediatamente
Antes de qualquer ação, lembre-se da regra Ligue, Faça e Pergunte:
- Ligue para o número antigo da pessoa e tente confirmar a história. Mesmo que o celular “antigo” esteja desligado, já é um sinal de alerta.
- Faça uma chamada de vídeo para o número novo. O golpista vai inventar uma desculpa (câmera quebrada, internet ruim) para não atender.
- Pergunte coisas pessoais que só seu parente ou amigo saberia responder, como “Qual o nome do nosso cachorro?” ou “Onde viajamos no ano passado?”. O golpista vai desconversar.
Em caso de suspeita, fale com o Banco da Amazônia
Lembre-se: o Banco da Amazônia nunca pede sua senha, códigos de segurança ou solicita transferências por mensagem.
Se você receber uma ligação suspeita fingindo ser do banco, ou se tiver qualquer dúvida sobre segurança, desligue e entre em contato conosco pelos nossos canais oficiais.
Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
- Telefone: 0800 727 72 28
- Exclusivo para deficientes auditivos ou de fala: 0800 721 18 88