Belém do Pará, que se prepara para receber a COP 30, é repleta de tesouros naturais, culturais e gastronômicos. Entre as várias riquezas da cidade está a Ilha do Combu, um lugar onde a Amazônia abre o seu abraço sobre o rio Guamá.
A Ilha do Combu permite que os visitantes conheçam a floresta sem sair da capital paraense. Com apenas 15 minutos de barco, é possível chegar até esse paraíso que simboliza a vida amazônica: comunidades que vivem na beira-água, os sabores do açaí e do cacau e o clima único que Belém tem. O terceiro episódio da websérie Sente o Clima, do Banco da Amazônia, é um convite para se apaixonar pela Ilha do Combu.
As duas paisagens do rio Guamá
Ao navegar pelo rio Guamá, é possível ver duas paisagens opostas. De um lado, está a silhueta dos edifícios de Belém, a riqueza da Estação das Docas e a beleza da arquitetura histórica da cidade. Do outro lado, está o verde infinito da Ilha do Combu, um verdadeiro oásis natural.
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
- Sente o Clima Ilha do Combu
Sabores e tradições
A cultura ribeirinha ressoa às margens do rio Guamá. Os filhos e filhas da Ilha do Combu são os protagonistas desse cenário que valoriza os saberes ancestrais e respeita a natureza. O açaí e o chocolate artesanal são dois destaques da região e convidam os turistas a experimentar os sabores e conhecer o manejo sustentável dos recursos naturais.
Quem visita a Ilha do Combu também pode fazer trilhas pela floresta, se refrescar nos igarapés, descobrir o artesanato local, experienciar o cotidiano dos ribeirinhos e se deliciar com o melhor da culinária paraense.
Ver essa foto no Instagram
Sente o Clima da Ilha do Combu
Este episódio da websérie Sente o Clima, do Banco da Amazônia, é um convite para conhecer a Ilha do Combu e explorar um espaço que une natureza, tradição e sabor.
Com imagens de tirar o fôlego, retratos do cotidiano e o som da força que move a Amazônia, o episódio mostra a floresta que acolhe com um verde infinito e o talento local que se revela a cada detalhe.
O vídeo já está disponível. Assista e se apaixone pela riqueza da Ilha do Combu.









