O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, André Corrêa do Lago, visitou na última quinta (14) a exposição Habitar a Floresta, no Centro Cultural Banco da Amazônia. A mostra, que faz parte da programação oficial da COP 30, reúne 13 projetos arquitetônicos desenvolvidos em colaboração com povos originários, comunidades ribeirinhas e quilombolas da Amazônia brasileira e de outros territórios latino-americanos.
Ver essa foto no Instagram
A visita foi acompanhada por um dos curadores da exposição, o arquiteto Marcelo Rosenbaum. Na ocasião, o presidente da conferência pôde conhecer de perto as iniciativas que integram o espaço. As obras compõem um “manifesto ao futuro”, propondo novas formas de habitar e pensar o espaço a partir do diálogo entre saberes tradicionais e contemporâneos.
Eu acho que a arquitetura é uma das coisas mais importantes nesse momento. Com os eventos climáticos extremos, estamos tendo que mudar muito a nossa maneira de construir. Por isso, eu acho que uma mostra como essa tem um simbolismo muito especial, porque a arquitetura reflete a coisa mais marcante, que é a forma como as pessoas vivem, observou André Corrêa do Lago, presidente da COP 30.
A exposição Habitar a Floresta está aberta ao público até o dia 30 de dezembro. Clique aqui para saber mais sobre a mostra.
Por dentro da programação
Para não perder nenhuma novidade, como shows, oficinas e as próximas exposições do centro cultural, siga o perfil oficial no Instagram.





