Para celebrar a COP30 e marcar o compromisso global com o meio ambiente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma nova versão do mapa-múndi: com o estado do Pará e sua capital, Belém, no centro. A nova perspectiva dá destaque à cidade que recebe a conferência e simboliza o protagonismo amazônico nos debates.
A releitura cartográfica, intitulada Mapa-múndi invertido – Pará no centro do mundo, também evidencia a dimensão territorial da Amazônia Legal, que abrange nove estados brasileiros e os países vizinhos, que compartilham a maior floresta tropical do planeta.
Rony Helder Nogueira Cordeiro, superintendente estadual do IBGE no Pará, afirma que “essa inversão nos lembra que o olhar sobre o mundo pode (e deve) mudar, reconhecendo a importância de diferentes territórios e realidades na construção de um planeta mais equilibrado e sustentável”.
Segundo o presidente do IBGE, Mário Pochmann, a releitura:
Também é um ato propositivo de descolonização cognitiva. Simboliza que o modo como se representa o espaço está profundamente conectado ao protagonismo da COP 30.
Sente o Clima de Belém
Quer conhecer mais sobre Belém? Assista à nossa websérie Sente o Clima e mergulhe por lugares incríveis da capital paraense. O primeiro episódio leva você até a maior feira a céu aberto da América Latina, o Complexo Ver-O-Peso. Um dos cartões-postais mais emblemáticos de Belém, símbolo vivo da cultura amazônica e ponto de encontro de tradições, cores e sabores.
O segundo episódio é um passeio pela Orla de Icoaraci, onde a cultura, os sabores e os ritmos pulsam às margens da Baía do Guajará. Além do pôr do sol de tirar o fôlego, Icoaraci também é conhecida como um dos principais produtores de cerâmica no Pará.
A Ilha do Combu, a 15 minutos de barco de Belém, é o destino do terceiro episódio da websérie. Este paraíso simboliza a vida amazônica: comunidades que vivem na beira-água, os sabores do açaí e do cacau e o clima único que Belém tem.
A Praça da República é o destino do quarto e último episódio da websérie Sente o Clima. No coração de Belém, é uma ponte entre a cidade e a floresta e representa encontros, as feiras de arte e sabores regionais, as músicas que ecoam entre as árvores e o clima vibrante que faz a capital paraense ser um lugar único e especial.
Além de apreciar os cenários deslumbrantes, o Banco da Amazônia também convida você a ter uma experiência ainda mais completa. Ouça no Spotify as vozes e sons da Amazônia.
Não perca nenhum conteúdo
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece durante a COP 30? Siga o Banco da Amazônia no Instagram (@bancoamazonia), no Facebook (@bancoamazonia) e no Youtube (@bancoamazonia).