O Centro Cultural Banco da Amazônia entra em recesso a partir do dia 24 de dezembro, mas até lá o público ainda tem a chance de conferir os últimos dias de três importantes mostras que marcaram a programação de 2025.

Esta será a última oportunidade para visitar a exposição “Habitar a Floresta”, a instalação imersiva “Banzeiro” e a obra poética “Palavras para o futuro”.

“Habitar a Floresta”: últimos dias da exposição que repensa como vivemos na Amazônia

Com curadoria dos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernando Serapião, a mostra reúne 14 projetos arquitetônicos que dialogam com saberes ancestrais dos povos tradicionais da Amazônia e da América Latina.

Com enfoque nas relações entre construção, território e natureza, “Habitar a Floresta” propõe um olhar sensível para o modo de viver amazônico e para novas formas de existir em harmonia com a floresta. Esta semana é a última chance de vivenciar a exposição.

“Banzeiro” e “Palavras para o futuro” também se despedem

Instalada na entrada do Centro Cultural, “Banzeiro” transforma o espaço em um túnel de projeções inspirado nos rios amazônicos. Com imagens, sons e palavras que evocam correntezas, fluxos e memórias da região, a obra da artista Roberta Carvalho cria um ambiente de grande impacto visual e emocional.

Já a instalação “Palavras para o futuro” de Keyla Sobral, com curadoria de Orlando Maneschy, apresenta uma série de frases-poema que tratam de esperança, diversidade e futuro. As palavras, espalhadas pelo espaço, criam um percurso reflexivo que convida o visitante a imaginar novos caminhos possíveis para a Amazônia.

As instalações ficarão disponíveis somente até o dia 23 de dezembro.

Aproveite para visitar as demais galerias

“Clima: O Novo Anormal” segue até Habitar a Floresta”na galeria 3. A exposição apresenta conteúdos visuais e interativos que abordam os desafios ambientais do presente e os possíveis futuros do planeta.

Já a nova exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” segue até 22/02/2026 na Galeria 1. A mostra reúne 82 fotografias inéditas no Brasil, registradas pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura durante viagens pela Amazônia ao lado de Ailton Krenak entre 1993 e 1998.

Horário especial: visite o Centro Cultural no feriado do dia 24

Com o recesso de fim de ano se aproximando, reforçamos o convite para que você visite as exposições que encerram a sua temporada em dezembro.

É a última chance de vivenciar experiências artísticas que celebram a arquitetura amazônica, a potência dos rios e a poesia do futuro, conforme os horários a seguir:

24/12 a 01/01 — fechado, atividades temporariamente suspensas

A partir de 02/01/2026 — Retorno da programação normal

Acompanhe o Centro Cultural Banco da Amazônia

Siga o perfil @‌bancoamazoniacultural nas redes sociais e fique por dentro das novidades, horários de funcionamento, bastidores, novas exposições e muito mais.