Belém do Pará recebe a COP 30, a maior conferência anual organizada pelas Nações Unidas. Entretanto, os preparativos para sediar o evento já começaram há muito tempo. Com a expectativa da chegada de mais de 50 mil pessoas na capital paraense, foi necessário investir no desenvolvimento da região tanto para garantir que a população local seja beneficiada pelo crescimento econômico quanto para promover a melhor experiência para as delegações e turistas.
Com o objetivo de contribuir diretamente com a preparação da cidade para a COP 30, o Banco da Amazônia lançou o BASA Acredita, uma linha de microcrédito voltada para pequenos negócios. A iniciativa foi apresentada em agosto de 2024 e é direcionada aos empreendedores locais, tanto do campo quanto da cidade.
O programa divide-se em quatro diferentes linhas: Rural, Urbano, FNO e Para elas. Saiba mais sobre cada tipo:
- Basa Acredita Rural: esta linha é destinada ao financiamento de investimento e custeio das atividades agropecuárias e não-agropecuárias na região rural como: pesca artesanal, aquicultura, silvicultura, extrativismo artesanal, atividade quilombola ou indígena, etc.
- Basa Acredita Urbano: o programa apoia empreendimentos que contribuam para a manutenção e/ou a geração de emprego e renda locais. As atividades financiadas incluem as áreas de comércio (como armarinhos, mercearias e sorveterias), serviços (como barbearia, salão de beleza, costureira e oficinas diversas) e produção (como artesanatos, marcenarias, padarias e confecções).
- Basa Acredita FNO: esta linha é feita para microempreendedores individuais que já são clientes do Banco da Amazônia na modalidade de microcrédito em grupos solidários – coletivos de empreendedores rurais que residam no mesmo bairro e se reúnem para facilitar a compra de material e o acesso ao crédito.
- Basa Acredita Para Elas: o programa apoia o empreendedorismo feminino local e oferece uma linha de microcrédito para microempreendedores informais que atuam em áreas urbanas da Amazônia Legal. Esta linha beneficia agricultoras, microempreendedoras urbanas, empreendedoras do setor de comércio e de serviços e artistas que propagam a cultura regional.
Ver essa foto no Instagram
Potencial da região
O BASA Acredita reforça o poder dos pequenos negócios para movimentar a economia do país e a importância de investir no desenvolvimento sustentável da região.
Pela primeira vez, a COP será sediada em uma cidade na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, o que carrega um grande simbolismo: coloca indígenas, ribeirinhos e quilombolas no centro do debate. Dessa maneira, as soluções para os problemas ambientais também virão de quem vive na floresta e sabe cuidar dela. Esta oportunidade requer a melhoria de infraestrutura e serviços, qualificação do setor turístico e a inclusão social, que são garantidos pelo Basa Acredita.
Saiba mais: www.bancoamazonia.com.br/basa-acredita