De 21 a 28 de setembro de 2025, o Banco da Amazônia esteve em Nova York para participar da Climate Week NYC 2025, um dos maiores eventos globais dedicados à ação climática, organizado pelo The Climate Group, em associação com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Com participação em painéis estratégicos e no Brazil–US Energy and Tech Forum 2025, que integrou a agenda oficial, o Banco reforçou seu papel como agente de desenvolvimento sustentável, levando soluções amazônicas para a pauta global da transição climática.

A Amazônia como território de soluções.

A Semana do Clima de Nova York (Climate Week NYC) é reconhecida como uma das principais plataformas internacionais para acelerar compromissos e parcerias climáticas. O lema deste ano, “Power On”, simboliza a urgência de manter o ritmo da transformação em áreas críticas como:

  • Transição energética e financiamento verde
  • Sustentabilidade urbana e dos sistemas alimentares
  • Inovação tecnológica e saúde
  • Biodiversidade e justiça climática

Floresta em pé é modelo econômico.

Durante a Climate Week, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, participou de encontros com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ele destacou resultados que comprovam a viabilidade de uma economia baseada na floresta em pé.

Um desses é o apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), que só em 2024, teve R$ 333 milhões investidos pelo Banco. Um crescimento superior a 150% em relação ao ano passado. Esse modelo permite a produção agropecuária em escala, sem necessidade de queima ou derrubada.

Outro passo importante é o programa AMABIO, realizado em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Para o edital de lançamento, foram destinados até R$ 4 milhões em recursos para duas linhas: Fortalecimento de organizações de Povos e Comunidades Tradicionais e Inovação nas Cadeias de Valor da Bioeconomia na Amazônia.

A Amazônia nos ensina que desenvolvimento pode andar de mãos dadas com floresta em pé. Com o Amabio, estamos colocando recursos não reembolsáveis diretamente em cooperativas e startups de bioeconomia.
Luiz Lessa, Presidente do Banco da Amazônia

Mesa Redonda sobre Adaptação Climática./h3>

Outro momento estratégico foi a Mesa Redonda sobre Adaptação Climática, que ocorreu dentro da programação da Climate Week NYC.

O Diretor de Controle e Riscos, Fábio Maeda, participou do painel “Litígios Climáticos e Adaptação: Estratégias para uma transição justa e resiliência”, apresentando soluções financeiras sustentáveis que o Banco da Amazônia oferece para negócios de impacto positivo.

Essa participação reforça o compromisso da instituição em apoiar a transição climática com inovação e responsabilidade social.

Brazil–US Energy and Tech Forum: cooperação internacional na agenda da Climate Week.

Organizado pelo Valor Econômico e pela Amcham Brasil, o Brazil–US Energy and Tech Forum 2025 ocorreu no dia 22 de setembro, em Nova York e reuniu líderes empresariais e autoridades para debater a transição energética, inteligência artificial, minerais críticos e inovação no agronegócio.

Na sessão de encerramento “Compromissos Climáticos e a Eficácia da COP 30 no Brasil”, o presidente Luiz Lessa destacou o papel do Banco como catalisador de uma economia regenerativa, alinhada às metas globais e à COP 30 em Belém.

Banco da Amazônia: liderança em bioeconomia e financiamento verde

A participação na Climate Week NYC 2025 evidencia o posicionamento do Banco da Amazônia como protagonista global em soluções sustentáveis. A instituição conecta comunidades locais, produtores e investidores internacionais, criando um modelo de desenvolvimento que une inovação, justiça social e preservação ambiental.

Com sua estratégia ESG integrada, mostramos nosso compromisso com o financiamento da transição energética e climática, fomento à bioeconomia amazônica e apoio a negócios de impacto socioambiental.

Mais do que financiar projetos, o Banco se consolida como ponte entre economia e floresta, entre inovação e tradição, entre Brasil e o mundo, contribuindo para um futuro sustentável e inclusivo.

Quer ver como foi a Climate Week?

Confira a cobertura completa no nosso Instagram.