Belém completa 410 anos e ganha um presente especial: o Centro Cultural Banco da Amazônia abre para visitação durante o feriado (12), das 10h às 19h, convidando a população a celebrar a data em um espaço dedicado à arte, à cultura e à identidade amazônica.

A abertura extraordinária marca o aniversário da capital paraense como um gesto simbólico de valorização da cidade e de quem a constrói diariamente. Um convite para viver Belém a partir da cultura, da memória e do olhar sensível sobre o território.

Com exposições de classificação livre, o Centro Cultural é um programa acessível para todas as idades, ideal para famílias, estudantes, turistas e para quem deseja viver essa data de forma especial, conectada à cidade e à Amazônia.

“Uma Belém no Olhar de Alguém”: um tributo à cidade que completa 410 anos

Em destaque no hall de entrada, a exposição “Belém no Olhar de Alguém”, com curadoria de Emanuel Franco, é o coração dessa celebração. A mostra funciona como um verdadeiro presente para a cidade, propondo uma experiência sensível e afetiva de Belém. Cada imagem constrói uma narrativa singular sobre Belém, uma cidade marcada por camadas de tempo, ancestralidade, modernidade e resistência cultural.

Ao mesmo tempo que reúne características que a faz tão singular, Belém é versátil e multifacetada, assim como nossa região. E essa pluralidade está presente nas fotografias da exposição. Convidamos a todos a visitarem a mostra, um presente para a capital onde começou a história e está a sede do Banco da Amazônia, disse Ruth Helena Lima, gerente de Marketing, Comunicação e Promoção.

Participam da mostra 21 fotógrafos paraenses: Alexandre Baena, Andréa Noronha, Bizi, Celso Lobo, Déia Lima, Fabíola Tuma, Fatinha Silva, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Marcelo Vieira, Maria Cristina Gemaque, Mariano Klautau Filho, Marise Maués, Nádia Borborema, Patrícia Brasil, Renato Neves, Rosana Uchôa, Rosário Lima, Valério Silveira e Wagner Santana.

Presenças especiais no dia do aniversário de Belém

No dia 12 de janeiro, às 18h, o Centro Cultural Banco da Amazônia e o Instituto Tomie Ohtake presenteiam a capital paraense com as presenças de Ailton Krenak e Hiromi Nagakura, dentro da programação especial do dia.

O encontro parte das experiências vividas ao longo das viagens e dos contatos com as etnias retratadas na exposição
“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz na Galeria 1 do Centro Cultural.

A conversa propõe uma reflexão sobre as tradições milenares desses povos, sua relação profunda com os territórios que habitam e os desafios enfrentados na contemporaneidade, a partir do diálogo entre palavra e imagem.

Outras exposições em cartaz no Centro Cultural

Além de “Belém no Olhar de Alguém”, o público também pode visitar outras exposições: “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, com curadoria de Ailton Krenak; “Habitar a Floresta”, com curadoria de Marcelo Rosenbaum e Fernando Serapião; e “Clima: o Novo Anormal”, com curadoria de Cláudio Ângelo e direção de Fernando Meirelles.

Juntas, as mostras oferecem um panorama diverso que conecta fotografia, saberes tradicionais, design, sustentabilidade e reflexões sobre as mudanças climáticas, reforçando a Amazônia como centro do debate cultural e ambiental contemporâneo.

Celebrar Belém também é ocupar seus espaços culturais

O Centro Cultural Banco da Amazônia estará aberto de 10h às 19h nesta segunda-feira, 12 de janeiro. A programação tem como encerramento os parabéns cantados para Belém, celebrando a cidade em seu aniversário de 410 anos.

Ao abrir as portas no feriado de aniversário da cidade, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da cultura, da memória e da população de Belém e se consolida como um espaço de encontro, reflexão e descoberta, acessível a públicos de todas as idades e ideal para quem busca um programa diferente para o aniversário de Belém.

Acompanhe o Centro Cultural Banco da Amazônia

Para saber mais sobre a programação cultural, exposições e iniciativas que celebram Belém e a Amazônia, acompanhe o perfil @bancoamazoniacultural e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui.