O ano começa com uma intensa agenda de arte, memória e diálogo no Centro Cultural Banco da Amazônia.

Em sintonia com o aniversário de 410 anos de Belém, o espaço promove exposições, encontros e experiências que convidam o público a olhar a cidade, a Amazônia e seus povos sob diferentes perspectivas.

A programação reúne fotografias, saberes ancestrais, debates contemporâneos e ações especiais de acesso à cultura, tudo com entrada gratuita. Vem conferir!

“Uma Belém no olhar de alguém” celebra os 410 anos da cidade

A nova exposição abre ao público no dia 9 de janeiro, às 10h, e segue em cartaz até 8 de abril de 2026, com visitação gratuita. Com curadoria de Emanuel Franco, a exposição apresentada pelo Banco da Amazônia no Centro Cultural Banco da Amazônia reúne 35 fotografias assinadas por 21 profissionais paraenses das artes visuais, em uma homenagem aos 410 anos de Belém.

A proposta é apresentar múltiplos olhares sobre a capital amazônica, revelando paisagens, memórias, afetos e contrastes que fazem parte do cotidiano da cidade. As imagens transitam entre o patrimônio histórico, os mercados, a relação com os rios, a vida urbana e a população que constrói diariamente a paisagem humana de Belém, convidando o visitante a uma imersão sensível, onde passado, presente e identidade cultural se encontram por meio da fotografia.

“Uma Noite no Museu” amplia o acesso à arte e cultura

No dia 9 de janeiro, sexta-feira, o Centro Cultural Banco da Amazônia participa da ação Uma Noite no Museu, iniciativa promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Nesta data, o espaço permanece aberto até 22h, permitindo ao público vivenciar as exposições em um horário alternativo.

A proposta é ampliar o acesso aos equipamentos culturais e proporcionar uma experiência diferente de fruição artística, especialmente para quem não consegue visitar museus durante o horário comercial. Uma oportunidade de redescobrir o Centro Cultural sob outra atmosfera, com tempo e tranquilidade para apreciar cada detalhe das exposições em cartaz.

Hiromi Nagakura e Ailton Krenak marcam presença especial

Entre os dias 12 e 14 de janeiro, o Centro Cultural Banco da Amazônia recebe uma programação especial que celebra saberes ancestrais, diálogo intercultural e reflexão sobre o futuro da Amazônia. Durante três dias, o público poderá participar de palestras, oficinas e rodas de conversa, com a presença de Ailton Krenak e Hiromi Nagakura.

O destaque é a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que propõe reflexões sobre cultura indígena, relação com a terra, memória, imagem e futuro, a partir das fotografias que retratam povos como Ashaninka, Xavante, Huni Kuin, entre outros.

As atividades são gratuitas e reforçam o papel do Centro Cultural como espaço de escuta, aprendizado e troca de conhecimentos, valorizando narrativas indígenas e a potência da imagem como ferramenta de preservação cultural. As inscrições estão abertas nos links:

Roda de conversa em “Habitar a Floresta” promove diálogo e reflexão

No dia 17 de janeiro, a agenda segue com a Roda de Conversa da Exposição Habitar a Floresta, um encontro dedicado ao diálogo entre culturas, territórios e diferentes perspectivas sobre a relação entre a humanidade e a natureza.

A atividade propõe uma conversa aberta sobre modos de viver, resistir e coexistir na floresta, reunindo vozes diversas em um ambiente de troca e reflexão. A participação é gratuita, com vagas limitadas.

Acompanhe a programação cultural

Para não perder nenhuma novidade, como shows, oficinas e informações das exposições do centro cultural, siga nosso perfil oficial no Instagram (@bancoamazoniacultural).