O Banco da Amazônia, representado pelo Gerente Executivo da Agricultura Familiar, Daniel Moura, participou da abertura oficial do 2° Encontro Nacional do Cooperativismo – Coopera Mais Brasil, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), nesta segunda-feira (08), em Brasília/DF. O evento contou com a presença do ministro Paulo Teixeira, autoridades do Governo Federal, representantes de bancos públicos, cooperativas, universidades e lideranças do setor.
O Coopera Mais Brasil é um programa interministerial que reúne nove ministérios e quatro autarquias federais, organizado em seis câmaras temáticas, voltadas a crédito, assistência técnica, marco regulatório, comercialização, inovação e finanças solidárias. O encontro, que segue até 11 de setembro, reúne mais de 400 cooperativas de todo o país para debater avanços, desafios e perspectivas do cooperativismo na agricultura familiar.
Durante a cerimônia, o ministro Paulo Teixeira anunciou R$ 600 milhões em medidas de crédito, bioinsumos, inovação e redes de apoio, destacando o compromisso do governo em ampliar o acesso ao Pronaf em todas as regiões.
Em sua fala, Daniel Moura ressaltou que o Banco da Amazônia direcionou mais de 64% do crédito dos últimos exercícios a micros e pequenos negócios, fortalecendo cadeias produtivas, gerando emprego e renda. Para o atual Plano Safra, a meta é aplicar R$ 2,3 bilhões na Agricultura Familiar, beneficiando mais de 100 mil famílias.
O Banco também apoiou o evento com estande e materiais promocionais, contando com a presença de gerentes de diversas regionais. A coordenadora da Agricultura Familiar, Flávia Nogueira de Castro, destacou no painel sobre crédito e cooperativismo que, apesar dos desafios de regularização documental, o Banco vem aplicando recursos no PRONAF Agroindústria, beneficiando especialmente a cadeia da castanha-do-Brasil. Segundo ela, o momento é decisivo para o setor: além do crédito, programas de apoio, gestão e capacitação fortalecem as cooperativas e ampliam as possibilidades de financiamento.