BANCO DA AMAZÔNIA PARTICIPA DO SEMINÁRIO PRÉ-COP 30 COM O LEGISLATIVO EM BRASÍLIA

O Banco da Amazônia, representado pela Coordenadoria de Representação e Relacionamento Institucional, participou nesta terça-feira (9), na Câmara dos Deputados, em Brasília, do evento “Seminário Pré-COP 30 com o Legislativo”, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Estiveram presentes a Coordenadora-Geral da Agenda de Ação da Presidência da COP 30, Bruna Cerqueira; o Chefe de Assessoria Especial Internacional do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Sfoglia; o Diretor-Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães; a Champion do Movimento Escazú Brasil, Alice Piva; entre outras autoridades.

O seminário foi considerado bastante positivo para o meio ambiente, uma vez que reforça o papel central do Poder Legislativo em garantir o marco legal necessário para uma resposta adequada às mudanças climáticas. Além de autorizar ajustes nas leis e viabilizar recursos, o Legislativo assegura respaldo jurídico às ações de preservação e mitigação.
Os principais temas debatidos foram:

Redução das emissões de gases de efeito estufa;
Mudanças climáticas;
Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
Preservação das florestas e da biodiversidade;
Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas;
Financiamento climático.

Foi reforçada a importância do direcionamento de recursos para organizações indígenas, quilombolas e extrativistas, que desempenham papel fundamental na proteção da Amazônia.

O setor agropecuário também recebeu destaque por seu enorme potencial de contribuição às soluções debatidas na COP 30. Apesar de representar uma parcela significativa das emissões no Brasil, o agro reúne oportunidades concretas de mitigação, como a recuperação de áreas degradadas, a absorção de carbono e a adoção de sistemas integrados e sustentáveis de produção.