O Banco da Amazônia vai promover na sexta-feira (5), Dia da Amazônia, na 54ª Expofeira do Amapá, em Macapá, um Mutirão de Microcrédito. As linhas de crédito oferecidas somam cerca de R$ 2 milhões e serão majoritariamente destinadas à agricultura familiar, com recursos do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

O Banco da Amazônia também abrirá os Diálogos com o Governo Federal sobre o Plano Safra para Agricultura Familiar. Haverá, ainda, assinatura de contratos com agricultores familiares, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável. Estarão presentes o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.
A 54ª Expofeira do Amapá, realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, é um marco no fortalecimento da economia local. Durante todo o evento, o Banco da Amazônia vai apresentar seu novo modelo de atendimento, voltado a produtores do agronegócio e da agricultura familiar e às micro e pequenas empresas, além de empreendimentos de outros portes.
Com papel crucial na facilitação de negócios, o Banco da Amazônia busca firmar parcerias com o Governo do Amapá para o desenvolvimento da Região Norte. “O Banco da Amazônia vai apresentar todas as oportunidades de crédito que tem, tanto no campo do agronegócio e da agricultura familiar quanto no setor de comércio e serviços, nesse momento em que o Estado do Amapá se mostra preparado para a regulamentação de áreas. O Banco da Amazônia está presente para desenvolver a região, gerar emprego, gerar renda através de todas as nossas soluções de crédito”, afirmou Joana Lima, Diretora Comercial do Banco da Amazônia.

A diversidade temática do evento garante oportunidades de negócio em vários segmentos, incluindo agronegócio, turismo, gastronomia e energias renováveis. Com um estande institucional, o Banco da Amazônia visa interagir diretamente com empreendedores e potenciais clientes, ampliando sua carteira de negócios e fortalecendo sua imagem.
Reconhecida como a maior plataforma de negócios, turismo, lazer e cultura da Amazônia, a Expofeira ampliou sua área em 2025. São 321 mil metros quadrados que devem receber até 3,1 milhões de visitantes. Entre as novidades destaca-se a 1ª ExpoAmazônia, que abordará temas como bioeconomia, energias renováveis e financiamento verde, alinhados às pautas internacionais e à preparação para a COP 30.
O compromisso com a sustentabilidade será evidenciado pela Expofeira Sustentável, que em 2024 reciclou 97% dos resíduos, gerando R$ 175 mil em renda e evitando a emissão de 35 toneladas de CO₂. Para 2025, a meta é aumentar esses números, consolidando as práticas de ESG.
A 54ª Expofeira destaca-se como um importante palco para a produção local, promovendo a agricultura, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego. A programação inclui atividades culturais, espaços de lazer e ambientes de diálogo, proporcionando oportunidades para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de políticas integradas.
Serviço
54ª Expofeira do Amapá.
Mutirão de Microcrédito do Banco da Amazônia e Diálogos com o Governo Federal sobre o Plano Safra para Agricultura Familiar.
Local: Palco Afro-Amapaense, Parque de Exposições da Fazendinha, Macapá.
Data: 5 de setembro.
Horário: a partir das 9 horas.